Energia Kundalini: a potência criativa que há em nós

Kundalini é a energia evolucionária, o potencial criativo de todos os seres. Quando estimulamos a circulação de manifestação desta energia, estamos ativando a força criativa que nos habita e manifestando ela em todos os âmbitos do nosso ser: físico, emocional, mental e espiritual. 

Despertar a Energia Kundalini é também desenvolver uma relação mais harmoniosa e integrada com seu campo mental, ampliando sua consciência, criatividade e vitalidade.

Conheça a visão da Medicina da Consciência sobre o assunto:

O que é a Energia Kundalini?

Quando falamos de Energia Kundalini, estamos nos referindo ao potencial criativo de todos os seres. Kundalini é a energia que possuímos na coluna vertebral e que percorre o caminho dos sete principais chakras.

Kundalini é a força prânica de vitalização. Todos nós possuímos a Energia Kundalini, pois se há alma, existe a Energia Kundalini. 

Leia também: Dicionário de energia: conheça os principais conceitos energéticos do Yoga

Onde fica armazenada a Energia Kundalini?

A energia primordial jaz adormecida no Muladhara Chakra, o centro do corpo.  Enquanto descansa, sua força cinética cósmica fica contraída e enrolada em três círculos e meio, como uma serpente. A palavra Kundal significa “as curvas do cabelo do amado”. 

Ela desce através dos chakras para criar nosso ser manifesto, transformando seu potencial cósmico em existência terrena. Em cada chakra, a Kundalini deposita parte de si mesmo que se combina com os cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra), configurando nossa relação com a experiência terrena.

Tendo completado sua trajetória descendente do não-manifesto para o manifesto, a Kundalini descansa no Muladhara, nosso chakra raiz. Nesta fase de sono, experimentamos como um sonho a existência terrena como realidade. Saímos do sonho quando a Kundalini começa a despertar para se elevar e retornar à sua fonte. Neste ponto da evolução, começa nossa jornada espiritual.

Sushumna e a Energia Kundalini

Segure seu pulso por alguns instantes e sinta a pulsação do seu coração. Imagine o sangue fluindo por suas veias. Esta analogia nos ajuda a entender como o prana, a energia vital, circula pelos nadis. Enquanto as veias permitem que o sangue corra pelo corpo físico, os nadis são o caminho energético pelo qual o prana é conduzido.

A consciência que se manifesta é o fluxo de energia Sushumna. Este canal central vai da base da espinha até o topo da cabeça, transportando a energia da Kundalini – a força evolutiva criativa primordial. Quando trabalhamos os chakras, abrimos o canal de acesso à  expansão dessa energia. 

Sushumna se abre e flui livremente quando Ida e Pingala estão balanceadas e em equilíbrio. Estes outros dois canais principais estão constantemente circulando Sushumna, como cobras se entrelaçando. 

Ida e Pingala são as polaridades em cada um de nós. Lua e Sol, negativo e positivo, feminino e masculino. O enlace dessas duas energias é representado pelo símbolo do ying yang, uma forma gráfica que nos permite ver como a harmonia entre as energias dos dois pólos diferentes é capaz de gerar equilíbrio, são interdependentes e sua dança complementar gera e sustenta a vida.

Como estimular a Energia Kundalini?

Através da geração de calor da mistura de prana e apana, a Kundalini começa a desenrolar e ascende ao longo dos chakras em Sushumna, nosso canal central de energia, na sua viagem de volta às dimensões da consciência. Em cada chakra, ela eleva a consciência e dissolve a ilusão e identificação da vida terrena.

A Energia Kundalini, como uma mãe, nos traz para este mundo, pacientemente nos permite experienciá-lo completamente e finalmente nos leva de volta a nossa verdadeira essência.

Através do Yoga, da Meditação e práticas de despertar da Consciência, estamos mobilizando e elevando essa energia que nos desperta para a realidade última e suprema, a Consciência.

Mergulhe ainda mais:

Breathwork: a terapia da respiração consciente

Alquimia mental: 8 elementos para reprogramar os pensamentos

A relação entre glândula pineal e Energia Kundalini

Para alcançar a consciência universal, através de qualquer método, você deve elevar sua Energia Kundalini. Após o oitavo ano de vida, a glândula pineal não secreta completamente. Ela precisa obter a energia reserva que é armazenada no ponto do umbigo. Essa energia, que nos deu essa forma e nos trouxe para esta terra, não tem absolutamente nenhum resíduo. É uma energia pura. 

Tudo o que precisamos fazer é desenrolar essa energia e fazer uma conexão funcional com a glândula pineal. Uma vez que esta glândula – o assento da alma – comece a secretar, ela lhe dará o poder para alcançar sua autorrealização em relação à consciência universal total. 

O que é a meditação do Kundalini Yoga?

A meditação faz parte do Kundalini Yoga e contém ferramentas práticas que apoiam a mente e guiam o corpo através do uso da respiração, mantra, mudras e foco. 

A meditação do Kundalini Yoga envolve uma diversidade de ferramentas que incluem desde meditações silenciosas, meditações ativas e energizantes, através de respirações conscientes, visualizações, entoação de mantras e conscientização dos chakras. São centenas de meditações personalizadas para aplicações específicas: reduzir o estresse, vícios, aumentar a vitalidade, e limpar os chakras, entre outras técnicas que são verdadeiros remédios.

Essas técnicas meditativas milenares abrem o  caminho para a expansão  da Energia Kundalini, nosso potencial criativo ilimitado. Os chakras são representados como flores de lótus e a Energia Kundalini, ao ascender por cada chakra, é descrita como o próprio fluxo de despertar da consciência dentro de nós. 

Medite:

Meditação Guiada Reescreva Seu Destino

Meditação Guiada para Neutralizar a Tensão

Esse texto foi baseado nos textos sagrados do Yoga Kundalini Upanishad.  É uma forma de entrarmos em contato com os ensinamentos de forma mais profunda. Convido você a ler e se tiver dúvidas ou quiser saber mais, comente aqui, assim vamos mergulhando juntos.

Com amor,

Medicina da Consciência 

Conecte-se com a Medicina da Consciência:

Instagram

LinkedIn

Youtube

Spotify